Perguntas & Respostas #2 - Blog da Imprima Rápido

Postado em

Perguntas & Respostas #2

Você lembra do projeto DÚVIDA ZERO que assumimos com você há algumas semanas, quando inauguramos o quadro Perguntas & Respostas?

Se a resposta for não, clique AQUI para saber do que estamos falando.

Já se a resposta for sim, pegue uma xícara de café e curta o segundo capítulo do nosso tira-dúvidas especialmente preparado para clientes Imprima Rápido!

Os assuntos de hoje são:

  • Cancelamento de pedidos
  • Preto carregado
  • Por que enviar arquivos no modo de cor RGB não é uma boa ideia

 1. Posso cancelar um pedido?

Sim. Um pedido pode ser cancelado desde que ainda não tenha entrado em processo de produção. Caso já tenha começado a ser produzido não será possível fazer o cancelamento.

Para cancelar o pedido, faça o login no seu cadastro, no site da Imprima Rápido, e clique no número do pedido a ser cancelado.  Em seguida, clique em “Cancelar Pedido”, preencha os campos solicitados e depois selecione “Confirmar cancelamento”. A partir daí, o status do pedido automaticamente passará a “Pedido cancelado”.

2. O que é “preto carregado” e por que não é recomendado usá-lo?

Usamos a expressão preto carregado quando é usada a soma dos quatro canais de cor do CMYK para gerar a cor preta, e essa soma ultrapassa a porcentagem de 320%.

Exemplo:
C:90 M:70 Y:80 K:90 = 330% (há preto carregado)           
C:70 M:60 Y:65 K:100 = 295% (não há preto carregado)

Grandes cargas de tinta podem ocasionar manchas no material e comprometer sua qualidade.

Para evitar esse tipo de problema, use o preto com apenas o “K” em 100%. (C:0 M:0 Y:0 K:100) ou usando o preto fundo, com 40% de azul (C:40 M:0 Y:0 K:100) nas artes onde a cor preta cobre uma área grande.

Antes de exportar sua arte, sempre verifique se algum elemento está com o preto carregado. Para isso, siga as orientações abaixo:

Corel Draw: Com a ferramenta “Conta-gotas” selecionada, passe o cursor do mouse sobre as áreas na cor preta. Fazendo isso, serão exibidas as porcentagens de cor em cada canal do CMYK. Certifique-se de que a soma dessas porcentagens não atinge 320.

Photoshop, Illustrator e Indesign: Com a ferramenta Conta-gotas (atalho tecla “i”), passe o cursor do mouse sobre os objetos que deseja verificar se há sobrecarga de preto. Na janela “Cor” aparecerão as porcentagens de cor de cada canal do CMYK, desde que a aba do modo de cor esteja em CMYK.

3. Por que não é permitido enviar arquivos em RGB?

O RGB é um modo de cor específico para exibição de cores em dispositivos eletrônicos, como monitores de computador, televisores, câmeras fotográficas, celulares, tablets, etc.

Por outro lado, o modo de cor próprio para produção gráfica é o CMYK. Quando se trabalha com modos de cores diferentes, como o RGB, por exemplo, pode haver diferenças significativas entre as cores enviadas pelo cliente e as que serão impressas.

Para ilustrar as enormes diferenças de cor entre RGB e CMYK, veja o exemplo abaixo:

imagem rgb cmyk Deixe sua dúvida nos comentários abaixo, e no próximo Perguntas & Respostas ela será respondida! 😉

Perguntas & Respostas #2
5 (100%) 7 votes