Perguntas & Respostas #1 - Blog da Imprima Rápido

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Perguntas & Respostas #1

Hoje é dia de novidade aqui no blog da Imprima! Está oficialmente inaugurado o quadro Perguntas & Respostas, que tem como objetivo tirar todas as dúvidas possíveis dos nossos clientes!

Para te explicar como isso vai funcionar, vamos voltar um pouquinho lá nas origens da Imprima Rápido.

Você sabia que a Imprima Rápido surgiu com o propósito de ser uma gráfica online com preço baixo, prazos de entrega curtos e excelência na qualidade dos produtos? Em pouco tempo tivemos um crescimento gigantesco e passamos a fornecer materiais gráficos para praticamente todas as regiões do Brasil.

Desde então, um grande número de revendedores tem, a cada dia, optado por ter a Imprima Rápido como sua gráfica online exclusiva, ou seja, fornecedora de todos os seus produtos.

Mas, junto com isso, surgiu a necessidade de melhorar a cada dia o nosso atendimento, para que você, que é nosso cliente, tenha sempre suas dúvidas respondidas!

Para facilitar o acesso às informações de forma online, recentemente criamos a área de Instruções em nosso site.

Mas queremos ir além. Nosso foco é que nossos clientes tenham dúvida ZERO!

Por isso, a partir de agora teremos, aqui no blog,­ uma sequência de textos chamada Perguntas & Respostas, que vai trazer as principais dúvidas que percebemos que são mais recorrentes dos nossos clientes, junto com as respectivas respostas, da forma mais clara e completa possível!

Hoje vamos começar respondendo duas perguntas bem frequentes: a primeira, sobre como funciona a contagem de prazos até o pedido chegar ao seu endereço, e a segunda, sobre o tão famoso (e às vezes um pouquinho confuso) “pé com pé”.

No final, não esqueça de deixar sua dúvida nos comentários, para que nos próximos Perguntas & Respostas elas sejam respondidas, ok?

Então, vamos às dúvidas!

Como funciona a contagem de prazos até o pedido chegar ao meu endereço?

Até o pedido chegar no seu endereço existem quatro etapas, que são: confirmação do pagamento, aprovação dos arquivos enviados, produção e transporte. Vamos falar um pouquinho de cada uma logo abaixo.

1. Confirmação do pagamento

Antes de entrar em processo de produção, quando você optar pelas formas de pagamento  depósito bancário, transferência bancária ou boleto bancário, o pedido precisa ter a aprovação (confirmação de pagamento) do setor Financeiro.

Cada uma dessas três formas de pagamento tem um período próprio de compensação bancária.

Ah, lembre-se sempre de enviar os comprovantes de depósitos/transferência. Isso é essencial para sabermos que o pagamento foi feito e darmos andamento ao pedido. 🙂

Já quando você optar pelas formas de pagamento cartão de crédito ou créditos pré-pagos, a liberação é imediata, não sendo necessário passar pelo setor Financeiro.

Então, se o pedido for muito urgente, já sabe: opte sempre pelas formas de pagamento com liberação imediata! 🙂

2. Aprovação dos arquivos enviados

Além da aprovação financeira, os arquivos referentes ao seu pedido, quando forem enviados em um formato diferente do PDF/X-1a (CDR ou JPG), precisam ser aprovados pelo setor de Arte-Final.

Isso quer dizer que, caso haja problemas (na arte ou no fechamento do arquivo) que possam prejudicar a qualidade de impressão dos seus materiais, nossa equipe entrará em contato para informar quais são as alterações que precisam ser feitas.

Depois de feitas as alterações, você precisa reenviar o(s) arquivos(s) para nós. Perceba que nesse caso, quando é preciso alterar e reenviar os arquivos, o prazo até a entrega dos materiais será recalculado. Por isso, quando for preciso fazer alterações, quanto antes você reenviar o(s) arquivo(s), mais rápido será o envio para a produção!

Uma detalhe importante: quando enviar seus arquivos em PDF/X-1a  (Não sabe o que é PDF/X-1a? Clique AQUI!), a maioria* deles não passa pelo setor de Arte-Final e vai direto para a produção. Essa é uma ótima opção para quem tem maior urgência em receber o pedido!

* Dependendo do acabamento que você escolher, os arquivos podem ter que obrigatoriamente passar pelo setor de Arte-final, mesmo que enviados em PDF/X-1a, para garantir que tudo corra bem durante a produção 🙂

3. Produção

Quando pagamento e arquivos estiverem OK, o pedido entrará em produção. Quando quiser consultar o período de produção, procure essa informação na página referente ao produto, no site da Imprima Rápido.

Para saber qual é o prazo para o folder 14×10 4×4 com 2.500 unidades ser produzido, por exemplo, é só acessar esse produto em nossa loja e localizar a área referente ao prazo.

4. Transporte

Depois de prontos todos os itens do pedido, eles serão enviados para o seu endereço. O prazo de entrega varia conforme a modalidade de envio que você escolheu no momento da compra. Essas modalidades podem ser:

Pelos correios (PAC ou Sedex) ou transportadoras;

Em um balcão de retirada à sua escolha.

Aos exemplos!

Agora vamos a dois exemplos para deixar tudo mais claro:

Voltando ao exemplo do folder, imagine que você comprou um folder 14x10cm em papel couchê 120g – 4×4 – com 2.500 unidades e optou pelo envio Sedex, que tem prazo mais curto. Na página do produto você vai ver que esse folder tem o prazo de produção de 1 dia útil.

Caso a forma de pagamento seja em cartão de crédito (com liberação imediata) e os arquivos sejam enviados em PDF/X-1a ou em outros formatos mas estejam 100% corretos, não sendo necessário fazer alterações, em 1 dia útil o produto já estará pronto e será enviado.

Contabilizando mais 2 dias úteis referentes ao envio Sedex (opção escolhida no nosso exemplo), o prazo para a chegada desse produto é de 3 dias úteis.

Por outro lado, imagine agora que após escolher o folder em nossa loja, a forma de pagamento optada foi depósito bancário, que tem como prazo de aprovação financeira até 72 horas (3 dias) após o envio do comprovante de depósito para a Imprima Rápido.

Já quanto aos arquivos, vamos supor que foi/foram enviado(s) no formado CDR e o departamento de Arte-final tenha identificado efeitos de gradiente  na arte, e você levou 1 dia para reenviar o(s) arquivo(s) corrigidos.

Além disso, a opção de envio escolhida foi o PAC, dos correios, que, apesar de ter como prazo máximo de entrega 45 dias úteis, na maioria das vezes percebemos que a entrega ocorre em aproximadamente 15 dias úteis.

Somando o prazo de confirmação de pagamento (3 dias) + o tempo gasto com a alteração e reenvio dos arquivos (1 dia) + o período de produção do folder (1 dia) + o prazo de entrega por parte dos correios (aprox. 15 dias úteis), contabilizamos o período APROXIMADO de 20 dias úteis para a entrega do pedido.

Uma coisa importante: para calcular os prazos, leve sempre em conta que os períodos de compensação dos bancos e dos correios/transportadoras são contados em dias úteis.

Veja que demos dois exemplos: o primeiro de um pedido entregue com um prazo bem curto, e outro com um prazo mais longo, ambos de acordo com as opções do cliente durante a compra. O ideal aqui é que você entenda como são contados os prazos e faça as opções que mais atendem aos prazos que precisa para o seu negócio. 🙂

Duas informações importantes:

Em um mesmo pedido composto por vários itens, o prazo de produção é dado de acordo com o item com o maior prazo de produção, e o pedido será encaminhado para transporte somente depois que todos os itens estiverem prontos.

A Imprima Rápido não se responsabiliza por atraso no serviço de correios e transportadoras, que ocorrem geralmente por fatores como acidentes, engarrafamentos, greves de funcionários dos correios, entre outros.

Leia também: O que é PDF/X-1a e por que enviar arquivos nesse formato?

O que é “pé com pé”?

Se ao adquirir um produto que contenha impressão na frente e no verso você tiver dúvidas quanto à orientação correta dos arquivos a serem enviados, não se desespere: essa dúvida é mais comum do que você imagina!

Mas é importante que você saiba que entender o processo de “pé com pé” é fundamental para que sua arte seja produzida em perfeito estado, sem correr o risco de ser impressa ao contrário.

Em nossa loja, os materiais que recebem impressão na frente e no verso estão separados em:

4×4 (frente e verso coloridos);
4×1 (frente colorida e verso em preto e branco);
1×1 (frente e verso em preto e branco).

Antes de qualquer coisa, exporte seu arquivo para PDF/X-1a. Ao enviar o arquivo pelo site da Imprima Rápido nesse formato, nosso sistema de pré-impressão vai exibir duas opções de formato: retrato e paisagem.

Chamamos de “pé” a parte debaixo do arquivo, ou seja, a base.

O formato retrato (vertical) deve ter os seus “pés” encaixados, ou seja, a parte da frente deve ter o seu pé encaixado com o pé do verso. É daí que surge o nome “pé com pé”, pois os dois arquivos devem estar com suas bases encaixadas, ficando assim:

IMG-01

Já o formato paisagem (deitado) é um pouco mais simples. Basta você colocar a frente e o verso do arquivo lado a lado. Veja:

IMG-02

Enviando seu arquivo nessa orientação você evita que ele seja impresso ao contrário. Caso tenha fica alguma dúvida, assista o vídeo abaixo:

Esperamos que todas as suas dúvidas sobre prazos e pé com pé tenham sido resolvidas.

Mas caso ainda tenha ficado a mínima interrogação na sua cabeça, é só descrever nos comentários abaixo e logo vamos responder. Dúvidas sobre outros assuntos também são muito bem-vindas e serão respondidas no próximo Perguntas & Respostas.

Obrigado pela sua presença aqui no blog e até a próxima!

Perguntas & Respostas #1
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