Os 4 princípios do Design: saiba como aplicar hoje mesmo! - Blog da Imprima Rápido

Postado em

Os quatro princípios do Design: saiba como aplicar hoje mesmo!

Hoje, no blog da Imprima Rápido, vamos bater um papo sobre um tema bastante comum na rotina de um designer gráfico: os quatro princípios do Design. Se você é um designer profissional, use os exemplos deste post para refrescar a memória, mas se você ainda não domina o assunto, fique à vontade para aprender e aplicar as técnicas!

Os quatro princípios básicos do Design estão presentes em praticamente todas as (boas) peças publicitárias e demais (bons) materiais relacionados à Publicidade e ao Design. São eles: alinhamento, proximidade, contraste e repetição.

Utilize esses princípios para criar seus materiais gráficos, como cartões de visita, folders, panfletos, calendários personalizados, agendas, cadernos e qualquer outro produto.

Princípios do Design #1: Alinhamento

A regra básica do alinhamento é: cada elemento deve ter uma ligação visual com outro elemento e nada deve ser colocado sem nexo. Em outras palavras, não é permitido “jogar” elementos aleatoriamente para compor uma arte. Pelo contrário: os itens precisam estar alinhados um com o outro, como se houvesse uma linha imaginária conectando-os. Isso gera uma aparência mais leve e sofisticada. Veja um exemplo abaixo em um cartão de visita:

Alinhamento

Princípios do Design #2: Proximidade

Um problema muito comum no trabalho de designers iniciantes é a confusão na disposição dos elementos. Cada coisa acaba ficando em um canto, o que causa confusão na transmissão da mensagem. Além disso, sempre há algum designer iniciante que não suporta ver uma áreazinha sequer em branco e logo preenche com algum elemento, mesmo que este não tenha função nenhuma.

O princípio da proximidade consiste em aproximar elementos que se relacionam, ou que possuem determinadas características que os tornem, de alguma maneira, parecidos ou semelhantes, organizando e dando clareza às informações.

Simplificando: aproxime elementos similares para dar mais clareza às informações.Veja um exemplo do princípio da proximidade:

Proximidade

LEIA: Quais informações colocar no meu cartão de visitas?

Princípios do Design #3: Contraste

O contraste parte do princípio de que é preciso diferenciar um elemento do outro para criar uma hierarquia visual dos elementos. Para uma boa aplicação, o contraste deve ser forte, ou seja, os elementos devem ficar com aparência claramente oposta entre si. Exemplo: uma letra grande pode ser contrastada com uma letra pequena, uma fonte serifada sem negrito pode ser contrastada com uma fonte em bold sem serifa, uma cor fria com uma cor quente, um elemento fino com um mais grosso, etc. Ao trabalhar com contraste, a regra é ousar! Veja o exemplo:

Contraste

Princípios do Design #4: Repetição

Este princípio baseia-se na repetição de elementos visuais em uma mesma arte ou num material gráfico mais amplo. Essa repetição pode ser de cor, forma, tamanho ou textura.
A técnica gera organização, facilita a assimilação do conteúdo e cria uma identidade para a arte. Confira no exemplo abaixo:

Repetição

Um bom exercício para assimilar cada um dos princípios do Design é observar artes gráficas de qualidade e identificar o uso das técnicas em cada um deles. A partir do momento em que você tem consciência de como a técnica é usada você tem domínio sobre ela, e passa a ficar muito mais fácil conseguir melhores resultados no seu trabalho.

A melhor alternativa para designers

Procura uma gráfica online especializada no atendimento a designers gráficos, com o preço baixo que você precisa para ter boas margens de lucro?

A Gráfica Imprima Rápido possui um parque gráfico com a mais recente tecnologia, garantindo a qualidade de impressão que você precisa e entrega os produtos em qualquer região do Brasil. Clique para conhecer a Imprima Rápido e saiba como lucrar mais com materiais gráficos!

Os 4 princípios do Design: saiba como aplicar hoje mesmo!
4.7 (94.55%) 11 votes