Super Heróis, o que um designer precisa saber sobre eles?

Postado em

Super Heróis, o que um designer precisa saber sobre eles?

Você já deve ter percebido que os super-heróis estão em todos os lugares, no cinema, na TV, nas séries, videogames e brinquedos. Essa febre, que surgiu no final da década de 1930, com os quadrinhos, ainda ganha muitos admiradores por onde passa.

Durante muitos anos os super-heróis ficaram apenas nas histórias em quadrinhos (HQs), depois foram adaptados para outros veículos de comunicação. Vários artistas se inspiraram para a criação de novas ideias, pois viram nas HQs uma fonte de inspiração para criar algo novo, e após a aparição do primeiro super-herói viram como poderia ser esse mundo dos quadrinhos com o crescimento desses personagens.

Os HQs surgiram em 1895, é titulado como uma arte sequencial, e possui as características de quadro, imagem e palavras, estas desenvolvidas dentro dos balõezinhos, e tem grande importância, pois é lido como uma imagem. Todos esses elementos precisam trabalhar em conjunto para formar a história.

O grande momento das histórias em quadrinho foi com o aparecimento dos super-heróis. O Superman, primeiro herói, apareceu e 1938, um ano depois surgiu o Batman, e dois anos mais tarde surgiu o Capitão América. Após isso muitos outros foram criados em uma escala muito pequena de tempo, e os super-heróis ganharam o mundo dos HQs.

Uma história em quadrinho pode ser feita apenas por uma pessoa, e será responsável por toda a criação, como imagem, roteiro, personagens, desenhos, entre outros. Esse trabalho também pode ser divido e cada um faz uma parte dessa arte sequencial, isso acontece em grandes editoras.

Na hora de criar uma história em quadrinho é preciso pensar em todos os detalhes. Assim como na criação de algum produto gráfico, como cartão de visita ou folder.  Mas principalmente na hora das cores, pois pode ser que na impressão não fique como o esperado. Mas pode acontecer de o errado sair certo.

Você sabia que o Hulk era para ser cinza? Isso mesmo, na sua criação original a cor era cinza, mas houve um erro na impressão e saiu verde, o que parecia um desastre acabou ganhando, não só o produtor, como também o público que é fã desse personagem.

As cores nos quadrinhos de super-heróis nos dizem muitas coisas, podemos separar heróis bons de vilão. Geralmente, a cor mais escura representa uma postura violenta e sombria, como a do Homem-Aranha quando estava com vestimenta preta, e a Electra que trocou a roupa quando ficou sedenta por sangue, e também quando ressuscitou a mudança de roupa foi para a cor branca.

As cores também podem ser usadas para representar algo, como o uniforme clássico do Capitão América, que usa as cores da bandeira dos Estados Unidos, ou do Ajax, que tem a característica verde, como um marciano, representando seu planeta.

Outro recurso muito utilizado nos quadrinhos e que pode ser usado na criação de materiais pra publicidade ou materiais gráficos é a Pop Art. Esse recurso utiliza em suas representações imagens e símbolos populares, que transforma termos do cotidiano em obras, trata de uma crítica à sociedade de consumo. O processo para a criação do Pop Art é semelhante ao pontilhismo, é um processo de impressão de pontos, e através do sombreamento cria uma textura total. Esse recurso que começou em 1954 está até os dias de hoje, muito utilizado para inspirar e encantar quem se interessa por arte.

Os semideuses das histórias em quadrinhos, ainda são pautas em campanhas de publicidade, com a volta as telas de cinema, ganharam ainda mais o público. Mas desde o surgimento são alvo de publicitários para a divulgação de seus produtos.

E você está esperando o que para se inspirar no seu super-herói favorito para criar a sua arte?

Super Heróis, o que um designer precisa saber sobre eles?
Avalie esse post