Esteja sempre um passo a frente.

Postado em

Existe uma máxima do xadrez – que alguns atribuem ao cineasta Stanley Kubrick, grande fã do jogo – que dizia o seguinte: No Xadrez ganha quem erra por penúltimo.

Se você erra por último, a derrota é sua. Não existe como fugir disso. Por isso, os erros, apesar de inevitáveis, devem ser evitados ao máximo. E só existe uma forma de você fazer isso: Pensar sua jogada sempre na rodada anterior.

Você tem a sua estratégia empresarial pronto até quanto tempo daqui pra frente? Um mês, dois meses? Você sabia que hoje em dia os analistas de economia fazem previsões de 5 anos? Alguns até mais.

E como eles fazem isso? Estudando o presente. Não estamos aqui falando de nada baseado em expansão de consciência ou qualquer outra coisa não comprovada. Esses sujeitos sentam com dados concretos, gráficos, pesquisas, números e textos, um lápis e uma calculadora. E disso tirar uma resposta sobre o futuro.

Mas para isso você precisa parar de pensar que o futuro vai ser uma sequência infinita do presente. Esse pensamento de “De 2013 para 2015 meu negócio subiu x% então de 2015 para 2035 meu negócio vai subir 10x%”. Não é assim que as coisas acontecem. Você precisa calcular o que acha que vai mudar com o tempo.

E o mais importante: Sempre recalcular. Você achava que o mercado de táxi ia continuar crescendo? Você acha que o Uber não vai alterar nada nisso? Se acha que sim… de volta às planilhas e à calculadora. E assim vamos se mantendo sempre um passo na frente.

Esteja sempre um passo a frente.
Avalie esse post