Diferença entre tipografia, lettering e caligrafia - Blog da Imprima Rápido

Postado em

Diferença entre tipografia, lettering e caligrafia

A tipografia, o lettering e a caligrafia tem em comum a função de se comunicar através de palavras, e muitos acreditam que eles são a mesma coisa. Mas mesmo que eles compartilhem o mesmo conceito, existe uma diferença entre os três formatos.

                A Gráfica Imprima rápido vai explicar a diferença entre eles para que você consiga explicar e passar o conceito correto para seu cliente.

                A Tipografia é usada quando os diferentes tipos de letras se interagem entre si em uma mesma superfície, ou seja, é a combinação e a disposição de tipo. Cada caractere é como uma peça que compomos e usamos para formar o texto.

                É o processo de diagramação de textos para livros, jornais, revistas, panfletos e etc. A tipografia tem como objetivo principal criar forma e estrutura para toda a comunicação escrita.

banner_tipografia

A “arte de desenhar letras” é a melhor definição para lettering, é uma combinação específica de letras trabalhadas, para uma única finalidade.

                Você pode desenhar o lettering à mão, com lápis, caneta, etc. Algumas pessoas trabalham diretamente no computador.

                O lettering imita a caligrafia, mas como é feito a partir do desenho de formas compostas, não é considerado uma caligrafia. Ele normalmente é utilizado para criação de logotipos, frases para camisetas, pôsteres, entre outro.

cbb4d4527d7b1c58f5df48d3f34b18f0

Já a caligrafia, podemos lembrar daquele caderninho utilizado na escola, é nada mais do que escrever letras. Ele também é feito manualmente como o lettering, mas é normalmente utilizado para textos mais longos, como cartas, convites, documentos, etc. Como na tipografia é preciso que os elementos se combinem nas composições.

                A caligrafia pode ser transformada em lettering se manipulada posteriormente à mão ou no computado.

penas-artesanais-volnei-matte_tutorial_amenidades_blog-de-design

                Depois de ler esse artigo é importante que você fale com o seu cliente utilizando os termos corretos, fazendo com que as coisas fiquem mais claras e fáceis de entender, tanto para você quanto para seu cliente.

Diferença entre tipografia, lettering e caligrafia
5 (100%) 1 vote