5 dicas para superar a crise econômica no seu negócio

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5 dicas para superar a crise econômica no seu negócio


E finalmente foi dada a largada em 2017! Motivos para comemorar? Com certeza muitos! Motivos para se preocupar? Não vamos nos enganar: eles também estão por aí.

Com desemprego nas alturas, inflação ainda bastante alta, taxa de juros em mais de 13%, dólar alto, diminuição do poder de compra e perspectiva de melhora aparentemente distante não dá para dizer que teremos um ano de muita calmaria. Mas, para ajudar você a driblar a crise, a Imprima Rápido separou 5 dicas para te ajudar a vencer a crise e fechar o ano com saldo positivo!

1. Ofereça opções para seu cliente            

Quando a crise aperta, ela não atinge somente as empresas, mas aos consumidores também. É natural que se passe a pensar em possibilidades mais baratas para vários dos produtos e serviços que consumimos. Seu cliente muito provavelmente também fará isso, por isso ofereça alternativas para que ele sempre possa comprar de você.

Um exemplo interessante é o de uma empresa de chocolates que, durante a crise, observou que seu público perdeu poder de compra e seus ovos de chocolate mais vendidos passaram a ser uma realidade distante para o bolso da maioria dos cliente, e por isso passou a oferecer outras alternativas, como ovos de chocolate com peso menor e, consequentemente, com preço reduzido.

Perceba que não houve uma mera derrubada nos preços. Com a redução do tamanho do produto, o custo para fazê-lo também diminui, e com isso os clientes da empresa continuaram conseguindo comprar seus produtos. 

2. Invista em você    

Na crise, mais do que nunca você precisa ser a melhor opção para seu público. O aperfeiçoamento constante é essencial para se destacar no mercado, manter seus clientes antigos e adquirir novos.

Invista em cursos, palestras, especializações e outras formas de conteúdo que não somente agreguem no seu currículo, mas tornem seu trabalho incrível!

Uma dica é aproveitar os cursos online, que são bastante acessíveis e atualmente podem ser encontrados em uma série de sites. Alguns deles, como o Sebrae, oferecem cursos gratuitos, mas existem outras alternativas de qualidade com preços acessíveis, como por exemplo a Udemy e a Eduk.

3. Mantenha sua base de clientes              

Um dos recursos mais importantes para se proteger em períodos econômicos sombrios é dedicar aquele cuidado especial à sua base de clientes. Conquistar novos consumidores é muito importante, mas manter sua base atual é crucial para a sobrevivência de um negócio. Portanto, invista em contatos mais frequentes com clientes, na melhoria da qualidade do atendimento e na eliminação de problemas que possam irritá-los.

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4. Diferencie seu trabalho         

Mostre a seu cliente por que seu trabalho é único. Qual é seu diferencial? É a especialização em determinada técnica ou tipo de trabalho? É o atendimento de qualidade? Ou o segmento de clientes que atende?               
Crie o hábito de comunicar sempre seu diferencial. Se o cliente perceber seu diferencial como algo positivo, certamente o esforço para fechar vendas cairá consideravelmente.

5. Mantenha a confiança e a positividade

Por fim, mantenha-se confiante! O pensamento positivo é importante primeiramente para que você se mantenha motivado e energizado para conquistar seus objetivos. Mas além disso, se você tem uma equipe, isso se torna ainda mais importante.

Quando um líder se desespera e não passa confiança para a equipe, certamente essa equipe não será capaz de se manter motivada a vencer as dificuldades próprias da crise.


E aí, o que vai usar para driblar a crise neste ano? Conta pra gente nos comentários aqui embaixo!

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