Logotipo: Como não fazer um! - Blog da Imprima Rápido

Postado em

Logotipo, como NÃO devemos desenvolver um!

Quando pensamos em fazer um logotipo, logo nos deparamos com a dificuldade em como será desenvolvido esse projeto, pois envolve muito mais do que apenas a criação. É a marca de uma empresa e ficará sempre esse registro.

A importância do logo para a empresa é enorme, pois o logotipo é uma identificação a uma marca, produto ou serviço, por meio do lettering, que é a arte de desenhar letras combinando formas projetadas e tem um propósito especifico. Sabemos que cores podem ficar diferentes na tela do computador e impresso, como, por exemplo, no cartão de visita, folder, adesivo e outros.

Esse logo deve ser pensado para a empresa, é preciso muita dedicação e criatividade. Mas, às vezes, cometemos erros que podem prejudicar o trabalho, por isso listamos aqui cinco erros muito comuns na criação de um logotipo que você deve evitar:

Logotipo01

Logotipo01

  • Não refletir o negócio representado

Como sabemos na hora de criar qualquer coisa é importante pensar sobre como será feito. Em um logotipo é mais importante, pois é a marca da empresa. Por isso, quando não se pensa em como será desenvolvido, o que combina com a empresa, como ficaria melhor, o resultado é desastroso, pois sairá um logo sem a identidade da empresa, apenas terá um logotipo.

Logotipo01

Logotipo01

  • Utilizar fonte inteligível

Naescolha da fonte é essencial pensar em qual ficará melhor, a que combina com os outros elementos do logotipo. Colocar fontes muito pequenas, muito juntas deixa o logo difícil de ser compreendida, e muitas vezes estraga a aparência do logo. A letra é essencial para o logo, ela exprime as intenções da marca.

Logotipo03

Logotipo03

  • Muitos elementos gráficos

Usar muito elementos gráficos é um grande erro na hora de fazer o logo, pois o exagero de conteúdo pode atrapalhar na visualização ou quando for fazer a impressão. O ideal é criar o logo mais simples, que fique visualmente fácil para o cliente e consumidores da marca.

Logotipo04

Logotipo04

  • Usar detalhes muito pequenos

Quando criamos um logo, temos que saber que ele ficará pequeno, assim se utilizar detalhes muito pequenos na hora que estiver finalizado eles podem parecer manchas na logo, e não o detalhe que desejava, por isso evite alo muito pequeno, faça em tamanho razoável para que seja compreensível.

Logotipo04

Logotipo05

  • Cores desarmônicas

A cor do logotipo é o mais importante para mostrar a marca, por isso escolher a melhor é uma tarefa difícil. Na hora de pensar nas cores você deve ver a que combina com o logo e com a empresa. Evite usar cores que ficarão diferentes em outro local, pois sabemos que as cores podem ser ambíguas, relativa, e no computador ficará de uma forma, mas na impressão outra. As cores precisam completar-se entre elas, para que não haja desavença nas diferentes formas de ver.

Para criar uma boa logo é preciso evitar esses erros, analisar bem como será desenvolvida e fazer com que o cliente entenda como é o logotipo que criou. Combine a marca com a empresa, e procure sempre fazer um logo que possa ser usada em todos os lugares, tanto digital como impresso. Assim não terá erro!

Logotipo: Como não fazer um!
Avalie esse post