10 Dicas de como fazer um folder eficiente - Blog da Imprima Rápido
Postado em
O folder é barato e um dos materiais gráficos mais populares devido à sua efetividade e versatilidade, já que, além do uso na divulgação de marcas, produtos, serviços e eventos, também pode ser utilizado para instruir seu público sobre procedimentos, normas, instruções de uso em produtos e o que mais for necessário.
Mas como fazer um folder eficiente? Como qualquer ferramenta de publicidade, é preciso planejamento e um cuidado todo especial para ter o melhor retorno possível. Afinal, por mais que o folder tenha um custo baixo de produção, ainda assim não deixa de ser um custo para o negócio e ninguém gosta de jogar dinheiro fora, concorda? 🙂
Um folder precisa informar de imediato a mensagem principal que pretende transmitir. Ser objetivo e direto significa chamar a atenção do público. A partir do momento em que a atenção foi conquistada, aí sim é possível apresentar o restante das informações.
Mas esse é apenas um dos cuidados que se deve tomar ao criar um folder publicitário. Existem outros detalhes super importantes, que fazem toda a diferença na efetividade desse material gráfico em uma campanha.
Aproveite que os folders são materiais gráficos econômicos e com alto poder de alcance e fique por dentro das dicas abaixo para aproveitar ao máximo sua efetividade. Depois é só aplicá-las na produção dos folders e garantir que seus impressos não entrem no time dos folders jogados no lixo sem chamar a atenção do público nem cumprir seu objetivo!
Confira as 10 dicas de como fazer um folder eficiente
As dicas abaixo vão te ajudar a criar folders irresistíveis!
1. Entenda a intenção
Este será um folder promocional ou um folder institucional? O material será distribuído nas ruas ou em um evento? Deve atrair clientes dos mais variados perfis ou será direcionado apenas para um público específico? A ação esperada após a entrega do panfleto é a compra de um produto, a inscrição em um evento ou, quem sabe, apenas registrar na memória o nome da empresa (fixação de marca)?
Respondendo questões deste tipo você consegue organizar melhor as informações necessárias para o folder.
–
2.Defina as opções de impressão
Sabendo sua intenção, será mais fácil decidir as características para o impresso: tamanho, tipo de papel, cobertura, quantidade, número de dobras (caso haja) e acabamento (como um corte especial, por exemplo).
3.Capriche na criação do título
Como já falamos, o folder deve chamar a atenção logo no início, e assim como em qualquer texto, o título determinará se vale a pena ou não continuar a leitura. Por isso vale a pena dedicar um tempo a mais e caprichar na criação do título.
–
4.Destaque os diferenciais
Em meio a um bombardeio de propagandas e informações sobre produtos e serviços de milhares de empresas e profissionais, é preciso muita habilidade para chamar a atenção do cliente. Deixe claros os diferenciais que a empresa possui, ou seja, destaque o porquê de consumir seus produtos e serviços e não os da concorrência.
–
5.Utilize promoções
Sempre que possível, divulgue ofertas, serviços e descontos. Esse é um recurso muito popular e bastante utilizado na distribuição de folders, folhetos e panfletos.
–
6.Organize as informações
As informações devem seguir uma sequência e conduzir o raciocínio do cliente. Por exemplo: apresentar um problema, despertar a necessidade de resolver o problema e mostrar ao cliente que ele tem esse problema e que seus produtos e serviços são a solução.
7.Conduza à ação
Utilize frases de ação, que conduzam o cliente a refletir sobre as vantagens de seus produtos e logo em seguida realizar a ação que você deseja. Exemplo:
– “Acesse nosso site”
– “Visite nossa loja”
– “Peça um orçamento sem compromisso”
–
8.Crie formas de desperte a curiosidade
Para folders e folhetos com dobras (acabamento adicional de 1 Dobra, 2 Dobras ou 3 Dobras) é importante fazer com que o cliente queira abrir e ler todo o conteúdo, portanto mostre a ele que o que procura está dentro do folheto. Um recurso bastante explorado é usar alguma estratégia promocional em conjunto com a entrega do folder, como por exemplo: “Verifique seu brinde aqui dentro”.
–
9.Crie a arte gráfica pensando na identificação
É importante que o folder seja totalmente personalizado com a identidade visual (elementos da marca) da empresa para que o cliente identifique a marca, portanto utilize cores, fontes, símbolos e demais elementos próprios da empresa. Ah, lembre-se de colocar várias formas de contato (telefone, site, endereço, mídias sociais, etc.)
–
10.Intercale textos com imagens
Apesar de os folders normalmente conterem textos curtos, infelizmente a maioria das pessoas não tem o hábito de leitura. Então, para não deixar parágrafos longos e uma quantidade muito grande de textos, utilize fotos, desenhos e gráficos simples para tornar o conteúdo do folder mais leve e agradável.
–
Uma dica bônus é se colocar no lugar do cliente. Durante a revisão da arte (etapa importantíssima!) examine todo o conteúdo como se você o tivesse recebido. Se for possível entregue para outras pessoas que não participaram do processo de criação do folder para identificar com mais facilidade se há algo que precise ser ajustado.
Depois disso é só imprimir o material, distribuir e colher os resultados!
Na hora de criar seu folder online, conte com a Imprima Rápido! Em nossa loja online você produz folders e diversos outros materiais gráficos e recebe os produtos diretamente no seu endereço. Acesse nosso site e confira todas as vantagens de produzir seus materiais gráficos com a Imprima Rápido!