Marketing de Conteúdo
Postado em
Como prometido no último post, hoje vamos te explicar o que significa marketing de conteúdo! De uma maneira bem simples, sem muitos rodeios, vamos ao conceito e como ele pode te ajudar nas vendas e emplacar alguns resultados bem bacanas.
Marketing de conteúdo é toda vez que você prepara um material e disponibiliza, sem cobrar nada por ele, buscando o engajamento dos clientes e o seu diálogo.
Lembra quando falamos em Geração de Leads? Retorne aos seguintes tópicos sobre o assunto:
- Escrever e-Books e permitir o download gratuito para quem se cadastrar.
- Também existe a possibilidade de produzir Whitepapers, que são como os e-Books, porém menores. Esse tipo de material é produzido em série, e você deve enviar ao seu cliente por e-mail a cada nova publicação.
- Você também pode produzir Webinars: vídeos onde você produz conteúdo interessante ao seu cliente. Não se assuste, esse é um vídeo muito simples. Com um celular você pode filmar.
- E sempre, sempre, entregar informações interessantes ao seus clientes. Quando eles vierem te procurar outras vezes que não só no quando ele quiser fazer uma compra, acredite, você vai vender muito mais. Pois nas passadas em busca de conteúdo, ele pode acabar comprando mais.
Isso tudo é marketing de conteúdo! Perceba como a cada um desses elementos: e-books, Whitepappers, Webinars e outras informações são tópicos que necessitam de criação e disponibilidade de conteúdo, a fim de trazer engajamento de seus clientes.
O que você precisa entender é que texto (seja do site, num blog, redes sociais ou com downloads de PDF), vídeo, produto em áudio e etc: Tudo isso é conteúdo!
Você já percebeu o quanto as empresas estão deixando de trabalhar com materiais publicitários padrão, e estão indo para outro tipo de abordagem comunicacional? Veja esse exemplo:
Esse filme – tal como outros da série – foram patrocinado e distribuídos (através da web) pela Axe, empresa de desodorantes.
Em nenhum momento esse vídeo vende de maneira direta o produto. É um curta-metragem ficcional! Personagens, nenhuma menção de roteiro ao produto da empresa. Ele apenas aparece de maneira sutil. Isso é uma forma muito moderna de marketing de conteúdo: O Storytelling.
Quer saber mais sobre Storytelling? Então espere o próximo post do blog da Imprima Rápido! Até mais!