Por que investir em marketing?
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É algo bastante curioso a dificuldade de certos empresários em perceber a necessidade de investimento em marketing. Para muitos, essa é uma área que deve ser feita ser cuidada por qualquer um, e não há necessidade de investimento financeiro.
Porém, é preciso analisar o seguinte: é do marketing que saem os contatos da empresa com seu mercado, a compreensão do ambiente de negócios, avaliação de oportunidades de crescimento, definição de segmentos alvo, criação de produtos e planejamento de ações de comunicação.
Ou seja… Tudo é marketing! Por isso o certo seria você trabalhar com um questionamento constante do marketing, uma vez que ele deve ser a chave do plano de negócios da sua empresa. Porém, nós sabemos como é difícil trabalhar dessa maneira quando se fala em Orçamento, certo?
Por isso, existem duas formas de trabalhar com planejamento de investimento em marketing mais comuns, ambas possuem uma forte qualidade e algo não tão bom assim. Veja só
Você pode fazer seu planejamento de maneira flutuável, junto da lucrabilidade da sua empresa. Desta maneira, quando o marketing aumentar seu faturamento, você aumenta a verba do marketing.
O problema é que quando seu faturamento cai, você desce o valor do marketing, Ai uma situação de crise acaba, muitas vezes, sendo aumentada ainda mais por uma sensação da vácuo de investimento no setor.
A outra maneira é definir um valor para o marketing, e seguir com ele. O problema desse trabalho é jamais ter um aumento da verba. Obviamente, sua força maior é manter o trabalho continuo em um ambiente de crise.
Vamos te deixar você, por fim, com três dicas caso você esteja pensando em investir em marketing digital
- Use o mundo digital para mostrar como você é uma autoridade do assunto
- Apenas use os canais de rede social que os seus clientes usam.
- Não se perca no caminho: seu foco deve ser leads e vendas.