Você já sabe que precisa investir em marketing, que precisa aumentar seus leads. Sabe também que sua empresa deve estar nas redes sociais, e quais as ferramentas utilizar para tal, inclusive na criação de conteúdo. Agora está na hora de você saber o que é Storytelling.
Storytelling significa exatamente o que sua tradução diz: Contar Histórias. Isso mesmo, a ferramenta do momento do marketing contemporâneo é simplesmente contar histórias.
Lembra do vídeo da Axe que nos postamos quando fomos falar de marketing de conteúdo? Se não viu da uma olhada.
Bom, a Axe na realidade apenas manteve uma longa tradição das empresas americanas e europeias em criar materiais desse gênero.
Veja esse vídeo da Johnnie Walker de 2009:
Bom, nesse vídeo a história do Johnnie Walker é contada em um incrível plano contínuo de 6 minutos. Mais recentemente, eles entraram ainda mais no nicho da produção cinematográfica de filmes.
Em 2012, a Prada chamou o Premiado diretor Baz Luhrmann, realizador de filmes como Moulin Rouge e Romeo + Julieta, para dirigir a série de vídeos Schiaparelli & Prada: Impossible Conversations.
Nessa série de vídeos, Miuccia Prada, CEO da Prada, conversava com Elsa Schiaparelli, estilista da vanguarda europeia, que morreu em 1973. O projeto, obviamente, era ficcional e Elsa foi interpretada por Judy Davis.
Você pode estar achando essas histórias todas muito distantes, com diretores e atores estrelares de Hollywood, então vamos case por case se aproximando mais da realidade brasileira.
Você já ouviu falar dos Sucos Do Bem? Essa é uma linha de sofisticados sucos, que buscam em todo seu conceito de marketing vender a ideia de algo novo, algo que apenas alguém jovem ia pensar. Nesse contexto eles aplicaram várias técnicas de Storytelling inclusiva nos textos de Quem Somos, Visão e Valores: Veja só.
Para a próxima semana nós vamos passar dois tópicos para você aprender melhor como pode se comunicar com Storytelling: Teoria dos Três Atos e Planejamento de Storytelling.
Até lá, pesquise mais tópicos sobre o assunto. Você tem uma grande chance de lucrar alto na jogada! Até lá!