Perguntas & Respostas #2
Você lembra do projeto DÚVIDA ZERO que assumimos com você há algumas semanas, quando inauguramos o quadro Perguntas & Respostas?
Se a resposta for não, clique AQUI para saber do que estamos falando.
Já se a resposta for sim, pegue uma xícara de café e curta o segundo capítulo do nosso tira-dúvidas especialmente preparado para clientes Imprima Rápido!
Os assuntos de hoje são:
- Cancelamento de pedidos
- Preto carregado
- Por que enviar arquivos no modo de cor RGB não é uma boa ideia
–
1. Posso cancelar um pedido?
Sim. Um pedido pode ser cancelado desde que ainda não tenha entrado em processo de produção. Caso já tenha começado a ser produzido não será possível fazer o cancelamento.
Para cancelar o pedido, faça o login no seu cadastro, no site da Imprima Rápido, e clique no número do pedido a ser cancelado. Em seguida, clique em “Cancelar Pedido”, preencha os campos solicitados e depois selecione “Confirmar cancelamento”. A partir daí, o status do pedido automaticamente passará a “Pedido cancelado”.
–
2. O que é “preto carregado” e por que não é recomendado usá-lo?
Usamos a expressão preto carregado quando é usada a soma dos quatro canais de cor do CMYK para gerar a cor preta, e essa soma ultrapassa a porcentagem de 320%.
Exemplo:
C:90 M:70 Y:80 K:90 = 330% (há preto carregado)
C:70 M:60 Y:65 K:100 = 295% (não há preto carregado)
Grandes cargas de tinta podem ocasionar manchas no material e comprometer sua qualidade.
Para evitar esse tipo de problema, use o preto com apenas o “K” em 100%. (C:0 M:0 Y:0 K:100) ou usando o preto fundo, com 40% de azul (C:40 M:0 Y:0 K:100) nas artes onde a cor preta cobre uma área grande.
Antes de exportar sua arte, sempre verifique se algum elemento está com o preto carregado. Para isso, siga as orientações abaixo:
Corel Draw: Com a ferramenta “Conta-gotas” selecionada, passe o cursor do mouse sobre as áreas na cor preta. Fazendo isso, serão exibidas as porcentagens de cor em cada canal do CMYK. Certifique-se de que a soma dessas porcentagens não atinge 320.
Photoshop, Illustrator e Indesign: Com a ferramenta Conta-gotas (atalho tecla “i”), passe o cursor do mouse sobre os objetos que deseja verificar se há sobrecarga de preto. Na janela “Cor” aparecerão as porcentagens de cor de cada canal do CMYK, desde que a aba do modo de cor esteja em CMYK.
–
3. Por que não é permitido enviar arquivos em RGB?
O RGB é um modo de cor específico para exibição de cores em dispositivos eletrônicos, como monitores de computador, televisores, câmeras fotográficas, celulares, tablets, etc.
Por outro lado, o modo de cor próprio para produção gráfica é o CMYK. Quando se trabalha com modos de cores diferentes, como o RGB, por exemplo, pode haver diferenças significativas entre as cores enviadas pelo cliente e as que serão impressas.
Para ilustrar as enormes diferenças de cor entre RGB e CMYK, veja o exemplo abaixo: