Vender pelo telefone é sempre um desafio, tanto para vendedor quanto para consumidor. É preciso ganhar a confiança do cliente logo nos primeiros cinco segundos,para que você possa mostrar a ele o quão importante é o seu produto.
Pensando nisso, a Gráfica Imprima Rápido traz cinco dicas para vender mais pelo telefone, para você não ter mais problemas na hora da ligação. Então anote tudo e vamos vender cartões!
- Gaste tempo prospectando
Invista um tempo prosperando,deixe reservado um tempo para isso. Organize suas atividades para que a prospecção se encaixe no seu dia. Assim você verá como suas vendas irão melhorar, e como é importante esse trabalho para o vendedor.
- Organize seus contatos
Crie uma lista de contatos, um mailing, com todos os clientes potenciais que possui, os divida por categorias para que você saiba quem são os que realmente valem a pena ligar. Não faça várias ligações que possam tomar seu tempo. Analise o cliente que vale a ligação, e faça um atendimento com qualidade.
- Prepare-se antes de puxar o telefone
Conheça o cliente que irá ligar, faça uma pesquisa sobre ele, sobre sua empresa, seu produto, de como funciona o sistema de trabalho, para que na hora da ligação você não seja pego de surpresa por uma novidade que o cliente contar. Faça ele se sentir especial, único, não apenas mais um em sua lista de contatos.
- Saiba até onde insistir
No decorrer da conversa você saberá o momento em que precisa insistir, mas não seja tão persistente, isso faz com que ele se sinta pressionado, e você pode acabar sendo chato. Tenha paciência e veja até onde por ir com o cliente na ligação. Já no início diga o motivo do contato, e que não tomará muito tempo. Assim, o cliente irá te ouvir e saberá do que se trata, ele poderá escolher se vai continuar ou se desliga, se ele continuar, esse é um cliente em potencial para você.
- Seja direto
Em uma ligação de venda não é preciso falar sobre a sua empresa, em uma longa conversa. Tenha foco, fale sobre o cliente, sobre como ele pode se beneficiar com o seu produto. Você pode contar a ele sobre algumas de sua ajuda para outros clientes. O importante é você ser direto e mostrar como ele irá ter vantagem comprando o seu material.
Agora que você tem algumas dicas para vender mais por telefone, comece a praticar e veja como irá melhorar seu atendimento, como seus clientes irão se sentir muito mais satisfeito sabendo que ele pode contar com você sempre que precisar. Pratique e boas vendas!