Blog da Imprima Rápido

Laminação Fosca: mais sofisticação para seu cartão de visita!

Laminação Fosca: mais sofisticação para seu cartão de visita!

Hoje, aqui no blog da Imprima Rápido, vamos bater um papo sobre o cartão de visita, um dos impressos mais populares do mercado gráfico! Especificamente, vamos conversar sobre uma cobertura que confere um visual incrível para o cartão de visita e que desperta grande curiosidade: a laminação fosca!

Falando nisso, você sabe o que é laminação fosca? Se ainda tem alguma dúvida sobre essa cobertura super popular quando o assunto é produção gráfica, famosa por proporcionar um aspecto sofisticado e moderno aos impressos, continue lendo esse post!

A laminação fosca é uma cobertura para materiais impressos (cartão de visita, calendários, cardápios, marcadores de página e vários outros) feita a partir da aplicação de um tipo de plástico, o Polipropileno Biorentado (BOPP), por isso também é chamada de laminação BOPP. Essa película é aplicada no material após o processo de impressão. Em seguida, o produto passa por um rápido aquecimento para fixar a laminação no papel permanentemente.

* A cobertura de laminação fosca normalmente é aplicada em gramaturas mais altas, a partir de 250g.

LAMINAÇÃO FOSCA: VANTAGENS E INDICAÇÕES

A laminação fosca oferece muitas vantagens, como proteger a impressão, tornar o cartão de visita mais resistente contra riscos e rasuras, evitar a formação de marcas de digitais, e até proporciona um maior grau de impermeabilidade, aumentando a durabilidade do produto.

Já no aspecto visual, a cobertura dá um show à parte! Sua principal característica é garantir um visual fosco e opaco, remetendo ao charme e à elegância. Além de tudo, a cobertura proporciona uma textura mais suave, causando sensação de leveza ao deslizar a mão sobre o papel.

Diferença sutil entre o cartão com laminação fosca e sem a cobertura.

Atenção: o cartão de visita com laminação fosca, produzido com uma arte adequada, deve transmitir a essência da marca que está sendo divulgada e refletir a qualidade dos produtos e/ou serviços da empresa ou do profissional.

Veja aqui: Quais informações colocar no meu cartão de visita?

LAMINAÇÃO FOSCA E VERNIZ LOCALIZADO

Vale lembrar ainda que outros tipos de coberturas ou acabamentos, como é o caso do verniz localizado e do hot stamping, por exemplo, dependem da aplicação da laminação fosca, já que ela tem a função de oferecer contraste devido ao aspecto não brilhoso, servindo como uma base para efeitos que, ao contrário, possuem brilho. O resultado dessa combinação é um material muito mais atraente, de fácil leitura e visualização.

A aplicação de verniz em impressos, por exemplo, traz um brilho reluzente para o produto, oferecendo um efeito de luz para toda a superfície do papel. O visual é justamente o oposto da laminação fosca, que é opaca. Desta forma, a junção dessas duas coberturas em um cartão de visita com laminação fosca e verniz localizado traz a elegância e sofisticação do toque sutil da laminação, e o destaque para determinadas informações da arte com o brilho próprio do verniz.

Detalhe de brilho com o verniz localizado

CARTÃO DE VISITA HOT STAMPING COM LAMINAÇÃO FOSCA

O acabamento hot stamping traz um brilho com cores metalizadas para a arte. É uma técnica de impressão em que um clichê aquecido é pressionado sobre uma película na cor escolhida, transferindo essa cor (que pode ser dourada, prateada, azul ou vermelha, por exemplo) para o papel, dando um toque todo especial para o cartão de visita.

Este acabamento é indicado para clientes mais exigentes, que atuam no mercado de eventos e de luxo, como joias, pedras e metais, assim como para advogados, médicos, engenheiros, designers, arquitetos, executivos e tantos outros profissionais que queiram um cartão com classe e elegância.

Para este acabamento, a aplicação da laminação fosca é essencial para retirar o brilho do papel, deixando que apenas os detalhes em hot stamping se destaquem na imagem. Inspire-se para seus próximos materiais impressos e ofereça esta opção do cartão hot stamping (que possui a cobertura de laminação fosca já inclusa) para seus clientes!  😉

Cartão de visita com hot stamping

Confira também: 4 dicas para fazer um cartão de visita Hot Stamping incrível

CARTÃO DE VISITA EM PVC COM LAMINAÇÃO FOSCA

O cartão de visita em PVC também tem opções de laminação fosca, que em nosso site possuem o nome de cristal fosco ou brilho fosco, uma vez que se trata de uma matéria-prima diferente e os processos utilizados também são adaptados para esse material.

Para que o PVC fique com elegância e com um toque diferenciado e fosco, a cobertura utilizada é a cristal, uma película transparente que pode proporcionar tanto o brilho ou o visual fosco, dependendo apenas de mudanças no seu processo de produção.

O cartão de visita PVC com verso fosco por exemplo, tem a vantagem de poder receber escrita no verso, sendo muito útil na produção de cartões fidelidade e vale-presentes, nas opções com 0,5mm ou 0,76mm.

Cartão de visita em PVC com verso fosco

O conteúdo deste post explica um pouco sobre o porquê de a laminação fosca ser uma cobertura tão utilizada em uma infinidade de materiais gráficos. Essa cobertura consegue aliar o clássico com o moderno e ainda garante maior resistência e durabilidade ao produto.

Coloque sua criatividade em ação e crie materiais impressos totalmente diferenciados e irresistíveis com a cobertura de laminação fosca!

Ah, e na hora de produzir seus materiais com preços baixos e qualidade de impressão impecável, conte sempre com a Imprima Rápido!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo!

Laminação Fosca: mais sofisticação para seu cartão de visita!
4.6 (92%) 10 votes