Para você vender a sua marca, e fazer de sua empresa uma referência no mercado, não basta ter um produto de qualidade. Isso é o básico, é o que você precisa ter para pelo menos entrar na competição.
Agora, para vencer a competição você precisa mais. Você precisa conhecer oito agentes básicos de divulgação para poder segurar os próximos rounds. Acompanhe agora, no blog da Imprima Rápido.
O Seu Público.
Para quem você quer vender? Quem são essas pessoas? O que elas gostam de fazer? Como elas consomem? Se questionar nessa fase é necessário para continuar nessa lista. Daqui você tira as respostas das perguntas dos próximos tópicos.
Os Seus Inimigos
Quem são seus concorrentes? Como eles vendem suas marcas? Quais canais usam, e quais as linguagens de trabalho? Aqui você não precisa pegar esses dados e copiar. Na verdade o ideal é inclusive vocês buscar algo não tão explorado. Porém cuidado: as vezes quando algo não foi tentando ainda é porque não funciona. Estude os casos antes de tentar.
O Meio
Qual o meio a se usar? Aqui deve-se ter atenção ao seu público. Ele prefere ler, assisti ou ouvir uma mensagem? Ele usa duas telas? Quais redes sociais são suas preferidas? Estude os casos, e defina quais peças criar.
Os Seus Objetivos
O que você quer? Aumentar as vendas? Aumentar os leads, o ticket médio? O que você quer? Quer apenas vender seu nome, em uma ação de Branding? Lembre-se, não compensa iniciar uma caminhada sem um objetivo claro de onde quer chegar.
O Plano de Ação
Coloque todas essas informações no papel e organize suas ideias. Agora você já sabe o que quer, como quer, com quem vai competir,e quem vai atingir. Coloque tudo em texto, de maneira organizada.
Os Indicadores de Resultados
Se você simplesmente trabalhar, sem medir o que está fazendo, você jamais vai saber se atingiu o objetivo ou não. Você vai precisar achar uma maneira de medir se esta indo no caminho certo ou não. Ferramentas como Google Analytics, Crazy Egg, SEMrush são ótimas ferramentas para web. Se estiver trabalhando com agência, peça os dados completos.
O Orçamento
Você vai precisar investir em seu plano de divulgação. Não existe outra maneira. Você sabia que, por exemplo, um post não patrocinado no Facebook atingi apenas 1% dos seguidores? E isso é apenas um gasto de distribuição, pense que você ainda precisa do gasto de produção dos materiais. Invista, isso vai voltar lá na frente.
O Cronograma de Execução
Por fim, agora é a hora de você definir datas. Você já tem os dados, agora só precisa definir quando vai fazer cada coisa. Defina quanto tempo precisa para retornar o investimento, e mão á obra. Você está pronto para vender sua marca.