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Líder: Que Tipo é Você?

Líder

Você é um líder. Você chefia um grupo de pessoas dentro de uma empresa. Você ocupa a cadeira central do escritório. Mas… que tipo de líder é você?

Esse processo de categorização da liderança foi feito por pesquisadores da administração. Dependendo do autor que você buscar, encontrará variadas categorias, porém podemos trabalhar apenas com as três principais: Liderança Autocrática, Liderança Democrática , e Liderança Liberal.

Quer saber um pouco mais sobre essas categorias? Acompanhe:

Liderança Autocrática: O líder que controla – e domina – todos os aspectos da empresa. As decisões partem sempre de cima, sem chance de se mudar um vírgula.

Dominador, o líder emite ordens e espera obediência de seus subordinados. O líder é temido por todos.

A vantagem desse método é a velocidade nas tomadas de decisões, como não existe muito diálogo, tudo é feito rapidamente. O chefe decide, e pronto. Os subordinados acabam se tornando muito bons em efetuar ações determinadas.

O problema é que a equipe fica engessada: não consegue sair do lugar sem o líder,e o nível de stress no escritório é estratosférico. A equipe dificilmente passa muito tempo trabalhando junta, e erros por nervosismo se tornam comuns, o que aumenta a repressão do chefe, fazendo ai um ciclo vicioso de broncas e erros.

Liderança Democrática: Nesse tipo de liderança, o diálogo é o centro de tudo. Nada é decidido sem antes uma consulta com todos os colaboradores envolvidos.

O líder joga os objetivos e metas e, em reunião, é decidido os caminhos a se tomar para atingir o que chefe definiu.

A vantagem desse método é que os colaboradores se sentem importantes, que sua opinião tem relevância. As pessoas definem como devem agir, porém o líder continua supervisionando tudo. É um método que evita surpresas de ambos os lados: o líder sabe como vai ser feito, e os colaboradores sabem o porquê ser feito assim.

O único problema desse método é que toda definição precisa de uma reunião. Sempre parar para refletir ajuda muito, mas também toma tempo. As vezes se faz necessário decidir algo para depois explicar, e nesse método nem sempre o líder tem a velocidade a seu favor.

Liderança Liberal: O líder liberal é aquele que delega todas as decisões da empresa a seus funcionários. Ele apenas define as metas, e passa para a equipe.

Aqui não existe uma supervisão no trabalho: ao fim do mês ele apenas vê os resultados, senta com o team leader e avalia se os objetivos foram atingidos.

O ponto forte do líder liberal está presente apenas em equipes extremamente qualificadas e com forte auto motivação. O espírito empreendedor não deve se limitar apenas ao chefe, mas a toda equipe. Se a equipe trabalhar por paixão, esse método vai funcionar muito bem.

Porém se a equipe não for tão qualificada, ou tiver qualquer problema em se motivar, esse método terá resultados mais baixos. Faltará instrução e energia à equipe.

 

E aí? Que líder é você? E você acha que essa categoria combina com o seu trabalho, ou talvez esteja na hora de virar a casaca e partir para outro tipo de trabalho? Comenta aqui embaixo! Estamos te esperando para conversar!

Líder: Que Tipo é Você?
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