Blog da Imprima Rápido

9 Dicas para fazer a sua empresa decolar

9 Dicas para fazer a sua empresa decolar

Abrir um negócio próprio não é nada fácil, inúmeros empreendedores não têm noção de tudo o que é preciso para ter a sua empresa funcionando bem e gerando o resultado esperado. Os primeiros passos envolvem, conhecer o público alvo, produto oferecido, nuances do mercado e principalmente, experiência esperada pelo seu produto ou serviço.

Abaixo uma lista com nove dicas valiosas para quem deseja empreender:

1 – Não culpe a economia

Não devemos culpar o governo ou a economia. O empreendedor deve assumir a responsabilidade por ter que tomar medidas para superar as dificuldades. O empresário deve sempre pensar em como pode contribuir para melhorar a situação.

2 – Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é uma forma de apresentação da sua empresa, é um documento valioso para ser encaminhado a investidores ou para obtenção de crédito para iniciar as atividades. Busque orientação, para elaborar o documento é preciso considerar todos os fatores que interferem no desenvolvimento da empresa – seja ele endógeno (interno) ou exógeno (externo) – elabore também um roteiro para sistematizar e organizar as informações da sua empresa.

3 – Seja diferente:

Busque uma forma de diferenciar seu produto/serviço, principalmente se você estiver em um segmento caracterizado por “concorrência pura”. Grandes marcas se destacam por entregar uma experiência inesperada a seus clientes, valor agregado, se diferenciando dos demais players do seu segmento, defina canais de divulgação, através de redes sociais, sites, cartões de vista, folders, panfletos (…).

4 – Estude seu modelo de negócio

Foque na sua estrutura de valor, foque no que a sua empresa é realmente excelente, não basta ser bom, é fundamental que a organização racionalize seu negócio principal, que entenda sua finalidade social e acima de tudo, defina: Qual é a paixão da marca / qual é o motor econômico da marca / Qual é o produto ou serviço que tem potencial para ser o melhor do mercado?

Além de inovar os serviços ou a tecnologia, você também pode ter novas ideias para o seu modelo de negócios.

5 – Enxugue sua estrutura

Economize, reduza custos, otimize seu estoque, racionalize sua estrutura, alongue os prazos de suas dívidas. As empresas que atravessam algum tipo de dificuldade têm como necessidade redesenhar seu passivo circulante (PC) e com isso, melhorar sua liquidez corrente (LC).

6 – Mantenha o foco

Foque em ser excelente.

7 – Seja objetivo

Não faça rodeios, mesmo que a mensagem seja o que as pessoas não gostariam de ouvir.  Forneça informações básicas e relevantes.

8 – Seja rápido

O empresário precisa ser ágil no diagnostico do que está acontecendo e identificar o que precisa ser feito, se adiar situações a empresa pode acabar se prejudicando.

9 – Trabalhe mais

Trabalhe mais e critique menos. As empresas não lidam apenas com as suas variáveis internas, mas também com fatores que elas não podem controlar. Ou seja, além de fazer mais com menos é necessário fazer melhor.

Essas são atitudes práticas que os empresários devem tomar, com muito trabalho e vencendo as dificuldades.

9 Dicas para fazer a sua empresa decolar
Avalie esse post