Como voltar a estudar?
Faz tempo que você terminou o ensino médio ou a faculdade? Pensando em voltar a estudar? Acha que está velho demais para começar? Isso é apenas um paradigma criado, muitas pessoas estão voltando a escola depois dos 30, 40, 50 anos de idade, é mais natural do que você imagina.
Vários são os motivos para voltar a estudar, como a realização de sonhos, busca por conhecimento, melhorar a empregabilidade, mudar de profissão, voltar ao mercado de trabalho, etc. Seja qual for o motivo, qualquer idade é hora de estudar.
Depois que termina o ensino médio a maior indecisão é em fazer uma faculdade ou um curso técnico. Na hora da escolha é preciso decidir alguns pontos para que não opte pelo mais fácil, nem o mais barato. Você precisa ver o que é melhor para você.
Quando acaba a faculdade a dúvida está em fazer uma pós-graduação, MBA ou mestrado. Siga o mesmo pensamento de qual método mais se encaixa na sua vida e como isso será útil para você. É preciso refletir e escolher o melhor.
Voltar às aulas mais velho do que a idade natural tem suas vantagens, pois você já possui mais experiência, de vida e profissional, mais maturidade para entender as aulas, tem mais determinação ao alcançar um objetivo e, geralmente, são pessoas mais disciplinadas e focadas.
Se você tem interesse em voltar a estudar, mas ainda não sabe por onde começar, a Gráfica Imprima Rápido vai ajudar com 7 dicas para você não perder mais tempo.
-
Objetivo Principal
Avalie qual o principal objetivo para voltar a estudar, seja para ter um diploma, adquirir conhecimento, melhorar o desempenho na empresa, mudar de emprego, etc. Avalie o que motiva você a atingir esse objetivo.
-
Comece o quanto antes
Não tenha pressa, comece devagar, faça leituras frequentemente, exercite o cérebro. Faça cursos livres ou online, aqueles que você faz sem compromisso, veja como está o seu desempenho em acompanhar novamente as aulas.
-
Agende o horário de estudo
Tenha um horário de estudo, programe no seu dia-a-dia, separe um tempo para você poder estudar tudo o que precisa, fazer tarefas, ler os textos. Esse horário deve ser livre, não se enquadra no horário de aula.
-
Material de estudo
Procure um material que seja acessível para você, que você consiga entender, mesmo que não seja o que foi passado pelo professor, veja outro texto com o mesmo conteúdo, mas que seja fácil para você poder estudar.
-
Entenda o funcionamento do cérebro
Procure entender como funciona o seu cérebro para aprender técnicas de estudo que sejam importantes para o funcionamento, para que você consiga se controlar em momento de tensão.
-
Tenha paciência com você mesmo
Entenda que você é diferente da pessoa que estava estudando ou é mais jovem. Tenha paciência com você, não se cobre muito, cuide de você, entenda que há diferença entre os demais, mas você é capaz de aprender de novo.
-
Use a tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada para os estudos, use-a seu favor. Ela reduz o tempo para algumas tarefas e agiliza a vida do estudante. Utilize para pesquisar quais os tipos de softwares e programas usados na sua área, isso é uma grande ajuda para que comece acostumar-se a obter novas informações.
Hoje, o mercado de trabalho exige profissionais qualificados para várias áreas de atuação, ter conhecimento no assunto sempre é um diferencial, e nunca é tarde para começar. Mesmo que o caminho que tenha seguido seja outro, o momento certo é você quem faz.